Crítica: O Mundo Depois de Nós

Assim começa uma distopia
By PRKB
05/02/2024

O MUNDO DEPOIS DE NÓS é um filme original Netflix que poderia muito bem servir de base para explicar uma dezena de distopias que o cinema tem nos apresentado há quase um século (confira “Metropolis”, de Fritz Lang, lançado em 1927).

A história começa quando o casal Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) resolvem passar um tempo em uma casa alugada em Long Island, Nova York, juntamente com seus dois filhos, Rose (Farrah Mackenzie) e Archie (Charlie Evans).

Até então, tudo parece bem, quando, de repente, coisas muito estranhas começam a acontecer, como um grande petroleiro aparentemente desgovernado encalhando na praia. Ao voltar para a casa, a família percebe que estão sem sinal de Internet e de TV, e Rose nota que animais selvagens começam a aparecer em grandes grupos no gramado.

E tudo fica mais estranho ainda quando G.H. (Mahershala Ali) e sua filha Ruth (Myha'la) batem na porta no meio da noite buscando abrigo e dizendo que são os donos da propriedade.

Destaque, ainda, para a participação de Kevin Bacon, que interpreta Danny, o típico sobrevivencialista que estoca alimentos e munição e está sempre preparado para uma catástrofe.

O enredo de O MUNDO DEPOIS DE NÓS acaba amarrando temas como teorias da conspiração, catástrofes, preconceito racial, dependência e até mesmo o vício da tecnologia, tendo como pano de fundo a impotência do governo do país mais poderoso do mundo em impedir um aparente ataque de hackers que visa desestabilizar todas as comunicações.

Um ponto que eu acho muito interessante frisar é que a empresa produtora do filme, a Higher Ground, é de propriedade do ex-presidente Barack Obama e sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Obama.

O diretor Sam Esmail relatou que o ex-presidente teve uma participação muito importante na elaboração do roteiro, fazendo diversas anotações sobre os personagens e ajudando a ancorar a ambientação do filme na realidade, ao passo que a dramatização e o suspense foram adicionados com comedimento.

Trata-se um filme inteligente, com diversas camadas, e que precisa ser digerido lentamente, mesmo depois do final surpreendente.

Nota do Crítico: 08/10

 

Sinopse: Em “O Mundo Depois de Nós”, o casal Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) e seus filhos vão passar o final de semana em uma mansão de luxo. Tudo vai bem até que um apagão traz dois desconhecidos com notícias de um grande ataque cibernético transformam o feriado em um inferno.

 

Ficha Técnica:

Título: O Mundo Depois de Nós (Leave the World Behing (Original))

Ano de Produção: 2023

Direção: Sam Esmail

Estreia: 08 de dezembro de 2023 (Brasil)

Duração: 139 minutos

Classificação: 16 – Não recomendado para menores de 16 anos

Gênero : Drama, Suspense, Mistério, Thriller

Países de Origem: EUA


Mais sobre:




PRKB - Pastor Klebão

Tradutor profissional, graduado em Letras, pós-graduado em Gestão de Pessoas, MBA em Marketing Digital, pós-graduando em Ciências da Religião.
  • Animes/Cartoons: Cruzador Espacial Yamato, One Piece, Fantomas, Dom Drácula, Scooby-Doo, A Caverna do Dragão, He-Man, Thundercats
  • Filmes/Séries: Star Wars, Star Trek, Arquivo X, Mercenários das Galáxias, Jurassic Park, Constantine, The Big Bang Theory,
  • Ouve: Antidemon, Mortification, Skillet, Sacred Warrior, Demon Hunter, Crimson Thorn
  • Livros: A Bíblia, O Diário de Anne Frank e mais uma centena na minha biblioteca particular