Dica de Passeio: Exposição “Convivendo com Robôs”

E se os robôs fizessem parte do nosso dia a dia?
By PRKB
05/12/2023

CONVIVENDO COM ROBÔS é uma exposição que iniciou em 14 de novembro de 2023 e termina no dia 31 de março de 2024, trazendo diversos exemplares de robôs interativos, permitindo ao público tocar e se comunicar com eles.

Esses são os friendly robots (robôs amigáveis), projetados para se relacionarem com os seres humanos de forma segura, simpática e colaborativa, sendo que a exposição conta com 11 deles, divididos em 4 categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e ajudantes.

O mais antigo robô da exposição é uma réplica de uma chahakobi-ningyô, que não tem nenhum dispositivo eletrônico, mas, sim, feita com peças empregadas na relojoaria. Trata-se de uma “boneca servidora de chá”, do Período Edo (início do Século XVII), descrita no “Karakuri Zui”, único manual existente de bonecas mecânicas, elaborado por Hosokawa Hanzo em 1798.

Mas há itens mais modernos e já presentes no dia a dia de quem pode pagar por eles, como o cão robô Aibo, da Sony, projetado para se comportar, até certo ponto, como um cachorro de verdade, aproximando-se das pessoas, seguindo-as com os olhos e capaz de aprender com seus tutores e expressar “emoções”, tudo isso possível graças à sua IA integrada.

CONVIVENDO COM ROBÔS também traz o Pepper, criado em 2014 pela SoftBank Robotics Group Corp., um dos primeiros robôs humanoides capazes de expressar emoções, e o HAL, um exoesqueleto que permite melhorar a capacidade física do usuário da cintura para baixo, com sensores ao nível da coluna lombar que captam sinais bioelétricos enviados aos músculos pelo cérebro quando o usuário tenta se movimentar e os transmitem às pernas do robô.

O HAL - Hybrid Assistive Limb (membro assistido híbrido, em tradução direta) foi desenvolvido pela Cyberdyne Inc.

Os otakus irão gostar muita do Gatebox, um dispositivo que contém uma personagem holográfica interativa chamada Azuma Hikari, baseada em personagens de anime e com a voz da dubladora japonesa Hiyamizu Yuka.

Também há robôs que reagem de diversas formas quando acariciados, como o Nicobo (Panasonic), o Paro (AIST) e o Qoobo (Yukai Engineering Inc.), entre outros.

Os robôs exercem fascínio sobre a humanidade há muito tempo, e eu, geek, não poderia deixar de ir.

Vá, você, também!

Nota do Crítico: 07/10

Serviço:
Exposição “Convivendo com Robôs”
Curadoria: Zaven Paré
Apoio: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, JETRO, Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação e Jornal Asahi.  

Período: de 14 de novembro de 2023 a 31 de março de 2024

Valor: Entrada gratuita

A exposição conta com audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis como recursos de acessibilidade.

Evite filas e programe seu passeio (agendamento opcional): agendamento.japanhousesp.com.br.

Japan House São Paulo | Térreo

Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo

Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00

A Japan House São Paulo permanece fechada às segundas-feiras, sem exceção, inclusive em feriados.


Mais sobre:




PRKB - Pastor Klebão

Tradutor profissional, graduado em Letras, pós-graduado em Gestão de Pessoas, MBA em Marketing Digital, pós-graduando em Ciências da Religião.
  • Animes/Cartoons: Cruzador Espacial Yamato, One Piece, Fantomas, Dom Drácula, Scooby-Doo, A Caverna do Dragão, He-Man, Thundercats
  • Filmes/Séries: Star Wars, Star Trek, Arquivo X, Mercenários das Galáxias, Jurassic Park, Constantine, The Big Bang Theory,
  • Ouve: Antidemon, Mortification, Skillet, Sacred Warrior, Demon Hunter, Crimson Thorn
  • Livros: A Bíblia, O Diário de Anne Frank e mais uma centena na minha biblioteca particular