Festival de Sundance de 2022 será virtual devido à variante Ômicron

Organização cancelou as estreias presenciais devido à rapida propagação da variante.
By CAJR
06/01/2022

O festival de cinema de Sundance cancelou na quarta-feira (5) toda a sua programação presencial devido à rápida propagação da variante ômicron do coronavírus nos Estados Unidos, dizendo realizar todas as estreias de forma virtual. A mostra, que se realiza anualmente em Utah, oeste dos Estados Unidos, tinha previsto trabalhar em formato híbrido em sua edição de janeiro de 2022, realizando eventos presenciais com medidas sanitárias e projeções virtuais.

Segundo os organizadores, a medida é uma forma de prevenir o avanço da variante Ômicron da Covid-19, atualmente com alta transmissão nos EUA:

“Mesmo com os mais rígidos protocolos, a variante Ômicron e sua alta tava de transmissibilidade vem testando os limites da saúde pública, viagens e outras infraestruturas país afora. Os elementos presenciais do festival em Utah irão migrar para o formato online esse ano. Apesar de estarmos decepcionados por não prover a experiência híbrida completa e nos reunir presencialmente como planejado, o público esse ano ainda irá vivenciar a magia e energia do nosso festival.”

A edição 2021 ocorreu de forma virtual, com o evento também fazendo parte do festival online We Are One, que juntou os principais festivais de cinema no ápice da pandemia. Para 2022, os protocolos de segurança instituídos pelo Sundance Institute seriam rígidos exigindo comprovação de doses de reforço da vacina contra a COVID-19 junto a um teste negativo para a doença, além de banir comida e bebida das sessões.

Entre os filmes selecionados para este ano estão "jeen-yuhs: A Kanye Trilogy", documentário que reúne mais de 20 anos de imagens gravadas por Clarence "Coodie" Simmons, amigo de longa data de Kanye West.

O Festival de Sundance ocorreria presencialmente entre os dias 20 e 30 de janeiro em Salt Lake City, nos EUA, e agora se junta agora a eventos de grande porte como o Grammy, adiado pelos mesmos motivos.


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby