Os 10 Melhores Filmes de 2022!

Confira o que de melhor rolou no cinema neste ano, de acordo com a redação do A Era Nerd.
By CAJR
31/12/2022

Não é fácil ficar a par de todas as novidades do ano. Mesmo que você se limite a assistir tudo que faz algum burburinho, ainda é preciso de muito tempo livre para poder curtir tudo. Assim, aproveitando o clima de retrospectiva e descanso do fim do ano, aproveitamos para repescar 10 Melhores filmes que saíram em 2022. E que se você não assistiu, deve assistir; confira!

10 - Marte Um

O primeiro filme desta seleção não poderia ser outro: Marte Um, que conta a história de um menino negro que sonha em se tornar astronauta, foi o representante brasileiro na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Com direção de Gabriel Martins, Marte Um visita Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para mostrar como uma criança marginalizada luta para conquistar seus sonhos em um país que elege um candidato de extrema-direita responsável por rechaçar tudo o que sua família representa.

9 - Nada de Novo no Front (empate)

Nada de Novo no Front é o remake do filme de 1930, dirigido à época por Lewis Milestone. O novo filme conta com a direção do alemão Edward Berger e estreou na Netflix. Na história, acompanhamos o adolescente Paul (Felix Kammerer), convocado para a linha de frente da Primeira Guerra Mundial. Ele encara a dura realidade da vida nas trincheiras.

9 - Drive My Car (empate)

Vencedor o Oscar de Melhor Filme Internacional do Oscar 2022, Drive My Car, do talentosíssimo diretor japonês Ryusuke Hamaguchi foi um dos grandes destaques do cinema de língua não-inglesa no ano. A trama conta a história de Yusuke Kafuku, um ator e diretor de teatro que sente a perda de sua esposa. Durante a produção da peça "Tio Vânia" em Hiroshima, ele conhece Misaki, uma jovem tímida que trabalha como sua motorista. Entre idas e vindas, algo a mais surge.

8 - Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Envolta por uma montanha de papéis, Evelyn (Michelle Yeoh) organiza documentos para prestar contas à Receita. Ao mesmo tempo, administra a lavanderia da família, alfineta constantemente o marido e cuida do pai idoso. A cereja do bolo de sua lista de problemas é a filha, Joy (Stephanie Hsu). A garota é a primeira entre eles, imigrantes chineses, a nascer nos Estados Unidos, e destoa em tudo da mãe — e, para o pavor de Evelyn, ela planeja apresentar a namorada ao avô retrógrado.

Os diretores Dan Kwan e Daniel Scheinert (também conhecidos como "The Daniels") pincelam rapidamente essa introdução: com criatividade e domínio narrativo invejável, a dupla dá um giro de 360 graus na trama, levando os personagens e o público a uma viagem para lá de inesperada. Evelyn é interceptada por uma versão de seu marido de outra realidade que a expõe a outras versões dela mesma, fruto de decisões diferentes das que ela tomou na vida. Em uma delas, se não se casasse, Evelyn seria uma estrela de cinema. Mas seria mais feliz? A questão embala o passeio filosófico regado a humor, drama e ação no filme que logo se revelou uma pérola do cinema mundial.

7 – Aftersun

Aftersun pode não estar entre as produções mais famosas deste ano, mas com certeza merece a sua atenção. No filme, acompanhamos uma mulher refletindo sobre a relação com o seu pai, enquanto ela relembra as férias que tirou com ele 20 anos antes.

A trama simples é inspirada nas experiências da diretora Charlotte Wells, que conduz a história em uma narrativa lenta, sensível e que deixa um gostinho agridoce no final. Paul Mescal entrega sua melhor performance desde "Normal People" e já está cotado para algumas das principais premiações da temporada. 

6 – Pinóquio de Guillermo del Toro

Mal foi lançado e a versão de Guillermo del Toro e da Netflix para o conto infantil clássico italiano de Carlo Collodi, imortalizado pela animação da Disney (igualmente clássica dos anos 1940), já se tornou um dos melhores longas da filmografia do diretor mexicano. A proposta do cineasta, por outro lado, visa se distanciar ao máximo da colorida e graciosa história muito conhecida, sendo descrito como uma versão mais sombria do conto.

Aqui temos elementos reais interferindo na fantasia, como citado, como o fato de Geppetto ter perdido seu filho durante a Primeira Guerra Mundial. Com a recente indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor animação do ano, é quase certo do filme de del Toro descolar uma nomeação na mesma categoria do Oscar.

5 - RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

Se não havia ficado claro que a Índia é uma verdadeira potência do cinema, RRR: Revolta, Rebelião, Revolução chega para acabar com qualquer dúvida. O filme do diretor S.S. Rajamouli é um blockbuster absoluto, não só em escopo – afinal, é literalmente a produção mais cara do país – como também em ambição. O mais surpreendente é como tira tudo de letra.

4 - Avatar: O Caminho da Água

Quando lançou Avatar, em 2009, o diretor canadense James Cameron revolucionou o cinema. Câmeras exclusivas em 3D foram criadas especialmente para a produção, que soma 2,9 bilhões de dólares em bilheteria — um recorde ainda inalcançado. Perfeccionista, Cameron demorou treze anos para finalizar a primeira de quatro sequências e elevou o nível de dificuldade das filmagens a outro patamar. Rodada principalmente embaixo d’água, a trama retorna à mítica Pandora e oferece mais cenas deslumbrantes e uma nova mensagem ecológica: para Cameron, proteger o planeta é primordial — e seus filmes são ferramentas para angariar adeptos à causa.

3 - Top Gun: Maverick

A presença desse filme pode parecer surpreendente numa lista de melhores, mas assim como o primeiro, Ases Indomáveis, foi um marco dos anos 1980 - e da carreira do jovem Tom Cruise -, a sequência já é outro marco. Passaram-se 36 anos, mudou o diretor - Tony Scott foi substituído por Joseph Kosinski -, mas a essência permanece. Cruise recusa-se a envelhecer, e permanece como o maior astro de Hollywood. Não admira que, na ficção, o herói de 60 anos continua sendo o melhor e ele, fiel à própria lenda, dispensou dublês nas vertiginosas cenas aéreas. O resultado surpreendeu todo mundo - em plena pandemia, com público retraído, Top Gun: Maverick arrebentou. O maior sucesso de Cruise. Mais uma missão impossível que o astro desempenhou com desenvoltura.

2 - Batman

Sem dúvida, a nova versão de Batman revelou que ainda há novos formatos para ser explorado no universo da DC. O longa do homem-morcego impressiona pelo roteiro e sua versão mais realística e humanizada do super-herói, além de contar uma das melhores direções de fotografias do ano.

1 – Não! Não Olhe!

Jordan Peele transformou-se rapidamente no maior fenômeno do cinema negro de Hollywood. O próprio Spike Lee só venceu prêmio de roteiro num filme por ele produzido, "Infiltrado na Klan". Peele cultiva o horror com dimensão política. Em Não! Não Olhe!, o fantástico evolui mais para a ficção científica. O que é a força que afeta o comportamento de humanos e animais num rancho que se dedica à criação de cavalos na Califórnia? Será um disco-voador? Depois de Corra! E Nós, Peele segue subvertendo paradigmas e fórmulas de gêneros. Haverá controvérsia, mas é seu melhor filme, até agora.

Listas pessoais:

Bruno Kbelo

1 - Top Gun: Maverick 

2 - Avatar: O Caminho da Água

3 - Nada de Novo no Front

4 - Batman

5 - Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

6 - Não! Não Olhe!

7 - Pantera Negra: Wankanda Para Sempre

8 - Sonic 2 

9 - O Homem do Norte

10 - A Mulher Rei

Marcos Cerqueira

1 - Batman

2 - Top Gun: Maverick 

3 - Não! Não olhe!

4 - Avatar: O Caminho da Água

5 - Pinóquio de Guillermo del Toro

6 - RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

7- O Homem do Norte

8 - A Mulher Rei

9 - O Telefone Preto

10 - Marte Um 

Carlos Alberto Jr

1 – Aftersun

2 - Não! Não olhe!

3 - Drive My Car

4 - RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

5 - Marte Um

6 - Pinóquio de Guillermo del Toro

7 - Licorice Pizza

8 – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

9 – Batman

10 – Morte, Morte, Morte

Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter e Instagram!


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby