Os 10 Melhores Jogos de 2022!

O ano teve muitos lançamentos de peso, mas indies também surpreenderam; Confira a lista abaixo.
By CAJR
29/12/2022

2022 foi um ano e tanto para a indústria dos games. Apesar dos inúmeros adiamentos, muitos títulos de peso foram lançados ao longo dos últimos doze meses. Com grandes jogos para todas as plataformas, os jogadores puderam conferir aventuras de gêneros variados, enquanto dois títulos se destacaram como os grandes concorrentes pelo prêmio de jogo do ano.

Elden Ring e God of War Ragnarok foram os grandes destaques do ano e já fazemos o adento: nossa redação não jogou eles. Portanto, ambos os títulos ficarão foram do nosso Top 10. Agora confira a lista e relembre os dez melhores jogos do ano!

10 - Cursed Golf

Imagine que você está prestes a obter a maior conquista de sua carreira esportiva e, no instante em que vai realizar esse feito, o destino lhe prega uma peça daquelas e você morre segundos antes da glória que almejou durante anos de sua vida. Essa é a bizarra premissa de Cursed to Golf, desenvolvido pela Chuhai Labs e distribuído pela Thunderful Games para PC e consoles.

9 - Sifu

Sifu é uma espécie de Sekiro de artes marciais, ou seja, um jogo de combate baseado em ritmo e bloqueio no momento certo. Com isso, ele certamente não é o jogo mais acessível de 2022, e se você se irrita fácil com dificuldade, você deve manter a distância dele. Entretanto, caso você goste de jogos do gênero de soulslike, este precisa estar no seu radar, já que ele conta com um sistema de combate muito divertido e recompensador, caso você coloque o esforço necessário para aprendê-lo.

8 - Kirby and the Forgotten Land

Kirby and the Forgotten Land é a mais nova saga da bolinha comilona e carrega consigo uma tarefa muito importante: transportar a série de plataformas 2D para um mundo totalmente 3D. Enquanto Mario e Zelda fizeram essa tarefa já no Nintendo 64, Kirby teve uma exploração mais lenta das possibilidades que essa adição de outra dimensão traria para a sua jogabilidade. Felizmente, a obra foi muito bem-sucedida nessa missão e já adianto que está entre os melhores títulos da franquia.

7 - OlliOlli World

OlliOlli World mescla diferentes gêneros para oferecer uma experiência acelerada e envolvente. Os controles simples e os estágios repletos de elementos variados deixam as partidas empolgantes, e há várias mecânicas avançadas para dominar. As alterações, como inclusão de checkpoints, tornam o jogo mais acessível, enquanto ele ainda oferece conteúdo complicado para aqueles que buscam maiores desafios.

Fora isso, seu universo encanta com um belo visual com ar cartum, trilha sonora Lo-fi hip-hop suave, localidades exóticas e muitas possibilidades de customização do personagem. Problemas dos títulos anteriores ainda persistem, como trechos com tentativa e erro; no entanto, a sensação de frustração é amenizada com as novas opções. No mais, OlliOlli World é imperdível.

6 - Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge

Desenvolvido pela TributeGames e publicado pela DotEmu, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge é um verdadeiro presente para os fãs de beat 'em up. Extremamente divertido, o jogo conta com controles muito funcionais e um ótimo combate, enquanto coloca ótimas lutas contra chefes, belos cenários e muitos momentos memoráveis no caminho dos jogadores.

5 - Cult of the Lamb

Para quem busca jogos que fogem da caixinha, os indies se estabeleceram como a melhor opção, sempre com conceitos ousados e mecânicas divertidas. Um dos que conquistou nossa atenção (e tempo) em 2022 foi Cult of the Lamb. Um adorável simulador de cultistas te coloca no papel de um cordeiro de sacrifício que dribla o destino ao se misturar com forças sobrenaturais, e se tornar líder uma seita.

4 - Sonic Frontiers

Sonic Frontiers é o mais novo jogo de um dos personagens mais icônicos da história do videogame. Prometendo novos desafios e uma chacoalhada na fórmula ao oferecer um componente de mundo aberto dentro da jogabilidade normal de Sonic. No fim das contas, o loop de gameplay é divertido, mas poderia oferecer um pouco mais de variação no componente de mundo aberto e fases um pouco mais ambiciosas dentro dos momentos mais clássicos. O jogo diverte? Sim, com toda certeza, e é uma bela fundação para uma sequência grandiosa, por exemplo, caso a SEGA venha a corrigir os problemas que esse apresentou e colocar um pouco mais de criatividade nos oferecimentos.

- Stray

Ainda que tenha uma proposta simples de gameplay, Stray encantou uma legião de jogadores mundo afora graças à sua capacidade de replicar com fidelidade os maneirismos e hábitos de um gato em diferentes aspectos. Apesar dos puzzles e sessões de plataforma simples, o jogo tem uma história cativante, linda direção de arte e fez sucesso o bastante para receber os prêmios de Melhor Jogo Independente e Melhor Estreia Indie no The Game Awards.

2 - Tunic

Os jogos indie também podem modernizar clássicos do passado em homenagens que resgatam tudo aquilo que fez muita gente se apaixonar por games. Tunic é um ótimo exemplo disso, reconstruindo o feeling dos antigos "The Legend of Zelda", só que com uma raposa. Com visão isométrica, o game pede que você explore mundos coloridos e calabouços escuros, mas sem segurar na sua mão. Na verdade, todas as instruções se dão através de um idioma desconhecido.

Sem esse entendimento, o jogo não traz só o visual de um Zeldinha clássico, mas também a sensação de ser uma criança se perdendo em um mundo virtual desconhecido pela primeira vez, sem sequer saber ler o que está na tela.

1 - Norco

Norco possivelmente não será o melhor jogo para muitos que estão lendo, mas sua inovação, narrativa e possibilidades, merecem mais reconhecimento. Desenvolvido pelo estreante estúdio indie Geography of Robots e publicado pela Raw Fury, Norco é um adventure com mecânicas de point-and-click com uma ambientação de realismo fantástico sombrio. A aventura se passa em um futuro próximo distópico em Norco, uma cidade real do sul da Louisiana, nos Estados Unidos, e busca abordar problemas ecológicos e sociais locais em torno da indústria petroquímica, além de problemas mais amplos em torno da religião e da tecnologia.

De maneira simples, existe uma conjunção onde história, jogabilidade, trilha sonora e direção de arte, conversam de maneira tão harmoniosa que é difícil encontrar defeitos nesse jogo, que faz um excelente trabalho desenvolvendo os personagens e os tornando humanos. O jogador, ao conhecer a história dos residentes desta Louisiana gótica, sentirá emoção, raiva e empatia por estes personagens. Cada um deles possui sua própria história e jornada e infelizmente, a protagonista não conseguirá ajudar todos eles.

Por fim, Norco é uma jornada única e cativante que eu recomendo para todos os jogadores em busca de uma narrativa interessante, profunda e que representa com realismo traços dos seres humanos. Esse é o nosso Melhor Jogo de 2022.

Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter e Instagram!


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby