Sony compra a Bungie, estúdio que desenvolveu Destiny, por US$ 3,6 bilhões

Empresa é responsável pela criação de Halo, franquia que hoje é carro-chefe do Xbox.
By CAJR
31/01/2022

A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou, nesta segunda-feira (31), que chegou a um acordo para comprar a desenvolvedora Bungie, de títulos como Destiny, por um valor de US$ 3,6 bilhões (cerca de R$ 19 bilhões na cotação atual).

O negócio, que ainda precisa de aprovação dos órgãos reguladores, fará com que a Bungie uma "subsidiária independente" na SIE após a conclusão da compra. A companhia então será liderada pelo atual CEO, o presidente Pete Parsons e o resto da equipe de liderança. Segundo a Sony, a Bungie continuará a ser um estúdio multiplataforma, portanto, terá a liberdade de continuar a distribuir jogos em outras plataformas, como Xbox e PC. As informações são do site Games Industry Biz.

Em uma publicação oficial no site da Bungie, Parsons também foi otimista em relação ao futuro:

"A Sony entende que nosso pessoal e nossa comunidade são a prioridade e o coração do nosso sucesso, e estão dispostos a ficar ao nosso lado enquanto continuamos a usar nossa plataforma para impulsionar ações em direção a um mundo mais acolhedor e igualitário. Nosso objetivo é construir um lugar onde as pessoas mais criativas e talentosas possam vir e fazer seu melhor trabalho, não importa quem sejam, de onde ou como se identificam.", disse.

No PS BlogJim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment (SIE), elogiou o estúdio e ressaltou a importância deles para expandir a marca PlayStation para centenas de milhões de pessoas. A Bungie responderá ao chefe da PlayStation StudiosHermen Hulst.

“A experiência de classe mundial da Bungie em desenvolvimento multiplataforma e serviços de jogos ao vivo nos ajudará a cumprir nossa visão de expandir o PlayStation para centenas de milhões de jogadores. A Bungie é uma grande inovadora e desenvolveu ferramentas proprietárias incríveis que ajudarão os PlayStation Studios a alcançar novos patamares sob a liderança de Hermen Hulst.”

A produtora seguirá focada em trazer novos conteúdos para Destiny 2, como a expansão A Bruxa-Rainha no mês de fevereiro. Além disso, a desenvolvedora trabalha em uma nova IP não anunciada.

A compra da Bungie pela Sony veio duas semanas depois da Microsoft revelar a aquisição da Activision Blizzard, de Call of Duty, em uma negociação com valor recorde: US$ 68,7 bilhões.

Bungie criou Halo e, agora, é da PlayStation

Assim como a Activision Blizzard que detém os direitos de Crash e Spyro, duas marcas criadas na casa PlayStation, mas agora estão na Microsoft Gaming; a Bungie foi quem criou Halo, franquia FPS muito popularizada no Xbox. Por enquanto, a companhia deverá manter-se focada no suporte de Destiny 2. Porém, os fãs criaram expectativas para conhecer qual o projeto inédito está em desenvolvimento.


Mais sobre:




CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby