Masayuki Uemura, projetista criador do Super Nintendo morre aos 78 anos

Trabalho de Uemura foi revolucionário para a indústria de jogos.
By CAJR
09/12/2021

Um dos nomes mais importantes da história da Nintendo faleceu na última segunda-feira (6) de causas não divulgadas. Trata-se de Masayuki Uemura, que tinha 78 anos e passou três décadas trabalhando para a empresa japonesa de jogos — e com um papel importante que ajudou a mudar a indústria para sempre. A informação da morte do engenheiro, porém, só foi noticiada publicamente no início desta quinta-feira (9).

Uemura começou a trabalhar na Nintendo em 1972. Ele teve a ideia do Famicom, que se tornaria o NES no ocidente e popularmente conhecido como Nintendinho no Brasil, para explorar a possibilidade de entretenimento eletrônico. Apesar de já integrar a empresa, ele iniciou realmente o desenvolvimento do console em 1981, após pedido de Hiroshi Yamauchi, presidente da companhia.


Com cerca de 62 milhões de unidades vendidas, o Nintendinho foi um sucesso na indústria dos games e acabou dando uma sobrevida para o setor. O Nintendinho entrou para a história como um dos videogames mais vendidos de todos os tempos, ocupando, no ranking publicado em 2020, a 12ª posição.

Já o Super Nintendo (SNES) foi criado por Uemura e lançado em 1990 no Japão. O console fez sucesso no mundo inteiro. Ele também marcou época no Brasil, por passar a ser fabricado em Manaus para as vendas domésticas.

Uemura se aposentou da empresa em 2004, colaborando frequentemente como conselheiro, e assumiu o cargo de diretor na Ritsumeikan University Center for Game Studies.

FONTE: IGN


Mais sobre:


CAJR - Carlos Alberto Jr

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.
  • Animes:Cowboy Bepop, Afro Samurai e Yu Yu Hakusho
  • Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Stalker, Filhos da Esperança, Frank e Quase Famosos
  • Ouve: Os Mutantes, Rush, Sonic Youth, Kendrick Lamar, Arcade Fire e Gorillaz
  • Lê: Philip K. Dick, Octavia E. Butler, Ursula K. Le Guin e Tolkien
  • HQ: Superman como um todo, assim como as obras de Grant Morrison e da verdadeira mente criativa por quase tudo na Marvel: Jack Kirby