Dia da Toalha; Dia do Orgulho Nerd; Dia do Orgulho Geek. Seja qual for a nomenclatura, neste 25 de maio fãs do autor Douglas Adams e do personagem Luke Skywalker unem-se para celebrar o legado desses dois grandes símbolos da nerdice mundial.
Se você é fã de histórias de ficção científica, provavelmente já está por dentro da data. Entretanto, para os que não estão entendendo a euforia em torno das obras O Guia do Mochileiro das Galáxias e Star Wars nesta quarta-feira (25), a gente explica!
No ano de 2001, algumas semanas depois da morte de Adams, os fãs das histórias contadas pelo autor decidiram fazer uma homenagem em seu nome, e para isso escolheram um dos elementos chaves de seus livros. Por conta disso, o dia 25 de maio ficou conhecido como o Dia da Toalha.
Este era um item essencial para o autor, afinal muitas coisas além de se enxugar podem ser feitas com uma toalha, como servir de agasalho ou travesseiro. Assim, anualmente, fãs da franquia saem para as ruas trajando suas melhores toalhas em alusão aos mochileiros interestelares.
Além disso, a toalha tem um valor psicológico:
“o estrito [não-mochileiro] terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer objeto, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”
Os trechos acima foram retirados do início do primeiro livro, O Guia do Mochileiro das Galáxias, que deu nome à “trilogia de quarto livros mais um” de Douglas Adams em sua incessante busca para compreender os mistérios da Vida, do Universo e Tudo Mais. Como dito, o objeto básico para se viajar pelo Universo é uma toalha e por isso a homenagem ao autor logo tomou essa forma felpuda, quentinha e confortável.
Mas não para por aí. Neste mesmo dia, porém em 1977, estreava nos cinemas a aventura espacial Star Wars: Uma Nova Esperança. O filme acompanha a jornada de uma princesa, um caçador de recompensas e de um jovem sonhador, que tinha como objetivo se tornar um grande Jedi.
É claro que a franquia também fez sucesso em todo o mundo, e segue sendo celebrada até hoje pelos geeks de plantão.
Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter e Instagram!
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.