Mal começou 2023 e já na segunda semana do ano chegamos à nossa primeira Sexta-feira 13 Enquanto algumas pessoas se preocupam em não passar por debaixo de escadas, outras se preparam para passar a noite assistindo a filmes de terror. Não temos uma solução para as superstições, mas para quem ama filmes assustadores, a redação da A Era Nerd separou uma lista com alguns os 10 melhores filmes do gênero lançados ano passado. Prepare a pipoca e vem com a gente (se tiver coragem)!
Com toques de humor, Morte, Morte, Morte rapidamente se tornou um queridinho dos entusiastas do gênero por trazer um mistério de assassinato inteiramente protagonizado por jovens modernos do tipo mais insuportável, trancados em uma casa durante uma tempestade. Comentários sociais superficiais, virais de Tiktok e relações de faixada compõe essa receita perfeita para um caos delicioso!
X: A Marca da Morte não aposta em assombrações para causar arrepios. O longa, dirigido por Ti West, traz a história de um grupo de jovens cineastas e artistas que sonham em subir na vida fazendo filmes adultos. O ano é 1979 e tudo parece estar correndo bem para a trupe, até que eles decidem gravar um novo filme numa zona rural isolada. Eles alugam uma casa no terreno de um casal idoso, que descobre as intenções do grupo. A partir daí, o filme se transforma num banho de sangue caótico.
Uma comédia romântica pode virar um filme de terror? Pode sim, claro! Fresh segue um casal perfeito que se torna um pesadelo quando é revelado que um deles é nada menos que um canibal. A melhor parte: o homem é interpretado por Sebastian Stan, em um papel que usa e abusa de todo o seu charme e carisma.
Titane é o mais recente trabalho de Julia Ducournau, diretora francesa conhecida pelo bizarro Raw. Depois da obra de canibalismo jovem, ela retorna com algo ainda mais estranho, acompanhando uma serial killer com tesão (naquele sentido mesmo) em carros. Um filme digno de David Cronenberg.
Por falar em Cronenberg, em 2022 o diretor voltou ao cinema de horror com Crimes do Futuro. Neste body horror de ficção científica, à medida que a espécie humana se adapta a um ambiente sintético, o corpo sofre novas transformações e mutações. Acompanhado por sua parceira Caprice, o artista performático Saul Tenser mostra a metamorfose de seus órgãos. Enquanto isso, um grupo misterioso tenta usar a notoriedade de Saul para jogar luz sobre a próxima fase da evolução humana.
2022 foi o ano dos filmes de terror originais e meio insanos. Noites Brutais se tornou rapidamente um queridinho por suas constantes reviravoltas cada vez mais estranhas e divertidas, expandindo uma situação comum até se tornar um pesadelo claustrofóbico. É um dos filmes mais ousados do ano, e ganha ainda mais pontos se você não souber nada sobre ele.
Por falar em ousadia, ninguém esperava por um prequel de A Órfã, especialmente estrelado por Isabelle Fuhrman, agora aos 25 anos, que já não consegue mais se passar por uma criança de forma convincente. Esse filme não só acabou virando realidade, como também surpreendeu por ser ótimo por abraçar o absurdo.
Esse lançamento é bem recente e saindo do formo. O Menu conta a história de um jovem casal visita um restaurante exclusivo em uma ilha remota onde o aclamado chef prepara um delicioso menu, que a cada nossa receita, traz surpresas chocantes.
Agora, chegou a hora de falarmos de um filme bem mais experimental e diferente dos demais desta lista, porém, igualmente assustador. Skinamarink é um longa canadense, criado e roteirizado por Kyle Edward Ball, figura conhecida no YouTube por criar curtas baseados em pesadelos (bem, já deu para notar para onde vai essa história, né?)
O escolhido por nossa redação como melhor filme de 2022 não poderia ficar de fora dessa lista! Todo ano com um novo filme de Jordan Peele é um bom ano para o horror! Um dos maiores cineastas do gênero na atualidade, o diretor agora combina seu tradicional humor e suspense com uma premissa de ficção científica. No meio dessa combinação, ainda aproveita para refletir sobre raça e a história do cinema blockbuster, de forma que só Peele consegue fazer sem parecer forçado ou tedioso.
E aí, o que achou da lista? Sentiu falta de algum filme? Deixe seus pitacos nos comentários!
Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter e Instagram!
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.