O diretor Ivan Reitman, conhecido pelo clássico Os Caça-Fantasmas, de 1984, morreu aos 75 anos no último sábado (12). A notícia foi confirmada pela família do cineasta eslovaco à Associated Press e veiculada pela Variety.
Os familiares também revelaram que Reitman morreu enquanto dormia na casa dele, nos Estados Unidos, porém, a causa da morte não foi divulgada. “Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram por meio de seus filmes se lembrem dele sempre,” comunicaram os filhos Jason, Catherine e Caroline Reitman.
Carreira
Ao longo de 50 anos de carreira, Reitman acumulou 25 créditos de direção, 74 de produção e sete como escritor, de acordo com o IMDb. O cineasta também trabalhou como ator, editor e supervisor de música.
Reitman estreou com o curta Orientation, de 1968 e começou a ganhar destaque com o Clube dos Cafajestes, de 1978. Alguns anos mais tarde, lançou o clássico de ficção científica Os Caça-Fantasma, o qual inspirou uma franquia ativa até os dias de hoje.
Irmãos Gêmeos, Um Tira no Jardim de Infância, Sexo Sem Compromisso são outros destaques da carreira de Reitman. Antes de morrer, o diretor começou a dirigir os filmes Triplets, com Arnold Schwarzenegger e Eddie Murphy, e Summer of Love. Os andamentos de ambos os projetos seguem indefinidos.
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.