O Hub Sampa Games, espaço 100% gratuito dedicado à capacitação de moradores de São Paulo para o desenvolvimento de games, inaugura suas atividades no dia 4 de novembro de 2025. O projeto, idealizado pela Prefeitura de São Paulo e operado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), tem o objetivo de qualificar novos talentos para o maior mercado de entretenimento do mundo (Newzoo).
Globalmente, a indústria de jogos eletrônicos já superou o cinema e a música e estima-se que tenha gerado uma receita total de R$ 1 trilhão em 2024. Com 115 milhões de jogadores, o Brasil se destaca no cenário global. De acordo com a Pesquisa Games Brasil 2024, 50% dos brasileiros se consideram gamers e, em relação às oportunidades de trabalho, o número de estúdios nacionais cresceu 683,4% em 10 anos, saindo de 133, em 2014, para 1.042 em 2024.
Para acompanhar este movimento, a partir de 2026, o Hub Sampa Games funcionará como uma escola para formação de profissionais e como ponto de encontro para conexões com diversos atores deste mercado. Será oferecida capacitação e profissionalização para pessoas a partir de 16 anos em áreas como programação e design de jogos. Durante o curso, os alunos terão ainda oportunidade de realizar mentorias extracurriculares e especializações online.
Localizado no centro da Capital Paulista, o Hub tem duas salas de aula com 20 computadores equipados com os melhores softwares para edição de imagens e vídeos, criação de animações e programação de jogos, além de um estúdio profissional de gravação de podcast e videocast (Sampa Cast), duas cabines de streaming e área de convivência. Ainda em 2025, o espaço vai oferecer workshops, game jams, meetups e competições de e-sports realizadas em uma arena para eventos com capacidade para cerca de 90 pessoas.
O grande diferencial da iniciativa é oferecer qualificação técnica gratuita com computadores e dispositivos de última geração, encontros e conexões entre pessoas, organizações e ecossistemas, além de aproximar do mercado os empreendedores que participam das atividades. O Hub prevê atender mais de 700 alunos por ano na formação em GameDev, 60 em workshops, 270 pessoas a cada seis meses nos meetups e 90 participantes em game jams. A meta é tornar a iniciativa referência em qualificação profissional, empreendedorismo e integração ao mercado de jogos eletrônicos no Brasil.
O projeto prioriza a inclusão social com reserva de vagas para jovens em situação de vulnerabilidade da cidade e as atividades online terão recursos de acessibilidade como audiodescrição e intérprete de libras. "Ao oferecer estrutura moderna e com o conteúdo constantemente atualizado, o Hub Sampa Games fortalece o desenvolvimento econômico local e gera oportunidades para aqueles que buscam se profissionalizar e empreender nesta área em expansão", reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Para Renan Vieira, presidente da ADE SAMPA, "esta iniciativa é fundamental para posicionar a cidade como um polo de inovação e formação em games, ao mesmo tempo que enfrenta um desafio com o déficit de profissionais qualificados no setor. Ao oferecer oportunidades de profissionalização e conexão com a indústria, o programa contribui para fortalecer o ecossistema, o tornando mais competitivo para desenvolvedores, startups e profissionais da área de games e e-sports".
O acesso ao Hub Sampa Games é pela Rua Líbero Badaró, 425, piso térreo, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, e pelo Vale do Anhangabaú no período noturno e aos sábados quando as atividades acontecem até às 19h. Para mais informações sobre o espaço, acesse o site da ADE SAMPA. As inscrições para os cursos de 2026 abrem no dia 05 de novembro.
Sobre a ADE SAMPA
A Agência São Paulo de Desenvolvimento promove políticas públicas que contribuem para a redução de desigualdades econômicas, aumentando a competitividade e fomentando a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo. Com ações e programas voltados para empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade, oferece cursos e capacitações, aceleração de negócios, atendimento para MEIs, espaços de trabalho gratuitos, estúdios de podcasts e orientação para obtenção de crédito.
Publicitário, Desenhista, Desenvolvedor de software e Nerd por vocação!
Criou A Era Nerd pra falar de nerdisse e dar vazão à suas pirações!