FRANKESTEIN: O novo sucesso de Guilhermo Del Toro?

Confira a nossa crítica sobre o novo filme do diretor lançado na Netflix
By JTAZ
09/11/2025

O filme Frankestein estreou na Netflix e mostrou que Guilhermo Del Toro (O Labirinto do Fauno) queria adaptar de qualquer forma uma das histórias mais impactantes da literatura. Aposta em um filme de drama, uma direção de arte que foi um deleite para quem teve a oportunidade assistir nos cinemas antes de sair na plataforma de streaming vermelha. E também em uma história imersiva e totalmente colorida.

Frankenstein', de Guillermo del Toro, ganha data de estreia nos cinemas e  na Netflix - Rolling Stone Brasil

Se estamos falando de Del Toro, pode apostar que filme colorido vamos ter. Além dessa assinatura do diretor e cineasta, não apostou no terror e ação como muitas adaptações fizeram. E sim, aposta em uma história de drama e com atuações que fica até difícil escolher qual foi a melhor. Destaque para duas atuações. As dos atores Oscar Isaac (Cavaleiro da Lua) como Victor Frankestein e Jacob Elordi (Euphoria) como a Criatura.

Durante as suas duas horas e trinta minutos temos os pontos de vistas. A do próprio Victor Frankestein e da Criatura. Trabalha aquela pergunta "Quem é o vilão?" e também em uma história de redenção da metade do filme para frente e sem cansar o público ao longo da assistida. Tendo os seus pontos baixos na narrativa, mas conseguindo ligar todos os fatos dos dois personagens centrais e de eles existirem, ou seja, sem nenhuma ponta solta.

O ponto mais interessante dessa adaptação é que quando Frankestein quer realmente dar a origem a sua criação, tudo ali é explicado com explicações centíficas e coesas para aquilo acontecer, ao mesmo tempo deixando interessante a história. Pois isso acontece são nos momentos baixos do filme, agregando muito pra história e não deixando barrigas que acontecem em muitos filmes e séries.

Frankenstein | Crítica do filme de Guillermo del Toro com Jacob Elordi

A redenção é outro tema abordado de maneira forte e realista pois cada um tem seus traumas e como lidaram com isso. Ao mesmo tempo como isso vai causar desconforto para quem assistir, pois geralmente esperamos algo feliz ou triste. Mas não acontece, pois cada personagem do núcleo principal tem seus erros e não sabem como aceitar e lidar com isso. A partir do momento que temos redênção não é do jeito que esperamos, trazendo desconforto e uma mágoa até o seu final. 

O final realista é o Absolute Cinema que deixa ainda mais a assinatura do Del Toro, pois o meio termo é o mais difícil de trabalhar. Já que a zona de conforto são as extremidades, tanto para o final triste e tanto para o final feliz. E se isso continuar, a parceria entre direor e Netflix dará certo para muitas produções.

Concluindo... Frankestein é o filme que é possível adaptar de maneira coesa um livro para um filme e ainda entregar excelentes atuações. Fora que direção de arte, figurino estão de acordo com o que precisa ser entregue ao público e garantir um filme de sucesso. Se esse filme não for selecionado ao Oscar, a academia vai precisar repensar em seus conceitos.

Já assistiu Frankestein? Comenta aí e acompanhe o A Era Nerd.


Siga a A ERA NERD em nossas redes sociais, curta e compartilhe!
Instagram Youtube X TikTok Twitch

 


Mais sobre:




JTAZ - Jhonathan Aziel

Engenheiro, Redator e Nerd por vocação!
Criou A Era Nerd pra falar de nerdisse e dar vazão à suas pirações!
  • Séries Fallout, Ruptura, Game of Thrones, For All Mankind
  • Filmes: Star Wars, Oppenheimer, Matrix, Primer, Fã de Duna
  • Lê: O Codigo da Vinci, As Crõnicas de Gelo e Fogo, fã de Tolkien, O Problema dos 3 Corpos
  • HQ: The Boys, Watchmen, V de Vingança, Preacher, Turma da Mônica