Um possível erro no sistema da Amazon Brasil no início da manhã desta quarta-feira (26) fez que cupons de desconto garantissem produtos totalmente de graça para consumidores brasileiros. O alto tráfego acabou gerando problemas no site da plataforma, que apresentou instabilidades.
Os descontos bastante generosos alçaram a Amazon aos assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta quarta-feira (26). Desde a madrugada, códigos de cupons passaram a circular na rede social e em canais de promoções e se espalharam entre os usuários.
Segundo relatos no Twitter, o site da Amazon estava oferecendo cupons para contas recém-criadas. As ofertas estavam sendo aplicadas de maneira cumulativa, garantindo preços baixos e até produtos gratuitos, incluindo livros e games.
Comuns na estratégia de marketing de e-commerces, os cupons —oferecidos em dias festivos ou por famosos que tenham parceria com a marca, por exemplo— estavam cumulativos: era possível adicionar vários deles e ter descontos inusuais.
Enquanto alguns clientes aproveitaram a junção de cupons para aumentar a coleção de livros, outros conseguiram adquirir produtos mais caros usando a falha da Amazon. Relatos apontam que a "promoção" permitiu até mesmo pegar um Kindle de graça.
No entanto, com o alto tráfego de usuários, o sistema da Amazon começou a apresentar falhas, dificultando a criação de contas e a conclusão de compras. A situação gerou um pico de reclamações no site DownDetector por volta das 8h. O maior valor confirmado pela reportagem foi de R$ 435 em livros —29 cupons de R$ 15.
Em resposta ao Canaltech, a Amazon informou: "Houve um problema em nosso site que foi rapidamente corrigido. Lamentamos qualquer inconveniente causado e entraremos em contato com os clientes impactados."
A dúvida que fica é: haverá um eventual cancelamento das compras? De acordo com apuração da Folha, caso a compra de um produto adquirido com os cupons que, segundo o canal de atendimento da marca, não seria cancelado.
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.