Netflix não renova Sandman e série pode mudar de casa; Entenda

Neil Gaiman revela que, apesar do sucesso, o serviço de streaming quer números melhores para renovar a série.
By EDOZ
22/08/2022

Desde o seu lançamento, Sandman não saiu o 1º lugar entre as produções mais vistas na Netflix em dezenas de países, mas apesar do sucesso, tanto de público e crítica, a série ainda não teve a confirmação de uma 2ª temporada.

Neil Gaiman, autor da HQ que originou a série, além de showrunner da adaptação para a plataforma de streaming, declarou em seu Twitter pessoal o motivo da série ainda não ter sido renovada:

Sandman é um show muito caro. E para a Netflix liberar o dinheiro para nos permitir fazer outra temporada, temos que ter um desempenho incrivelmente bom. Então, sim, nós fomos o melhor show do mundo nas últimas duas semanas. Isso ainda pode não ser suficiente”, disse Gaiman, em um tweet.

 

 

A alegação, claro, preocupou o público. O jornalista brasileiro Roberto Sadovski deu voz à uma dúvida que, certamente, assombrava muitos fãs: afinal, se a Netflix não quiser manter a série no ar, a história de Morpheus pode ganhar espaço em outra plataforma? A resposta de Gaiman foi uma afirmativa certeira e, claro, trouxe nova esperança aos admiradores da majestade do Sonhar.

 

 

Como a Netflix calcula seu sucesso?

Pois bem, como sabemos, a Netflix é bastante restrita quanto à números de suas produções originais, sendo que sucessos de visualizações só são divulgados quando batem recordes internos.

Outro fator, que pode ser que esteja atrapalhando Sandman são as maratonas. Isso quer dizer que, por mais que a série esteja bastante assistida por seus assinantes, muitos não concluíram a temporada, o que é bastante compreensível com a obra, que é construída de forma lenta e é menos atrativa ao formato de maratonas.

Isso quer dizer que, a renovação pode acontecer, talvez mais tardiamente, visto que é o tempo que muitos que estão assistindo a série na “macha lenta” concluam a temporada.

 

O sonho de todo leitor

O sucesso de Sandman é inegável! Para os leitores de quadrinhos, a obra de Neil Gaiman é um referencial na nona arte e a crítica – incluindo não leitores – concorda.

Publicada em 1988 pela DC sob o selo Vertigo – agora chamado DC Black Label - a história dos sete perpétuos pelo ponto de vista de Sonho, o rei do Sonhar, levanta questões filosóficas e sociais que são coroadas por uma abordagem talentosa da mitologia universal.

A HQ multipremiada foi lançada aqui no Brasil, pela primeira vez, pela Editora Globo e, claro, também conquistou o público tupiniquim. Não era nada inesperado o sucesso da série que já é a mais assistida da Netflix no Brasil e no mundo, deixando para trás Stranger Things e Bom Dia Verônica.

 

Sucesso de público e crítica

Em declaração ao NewsWeek, Neil Gaiman mostra que sua interação com o público, seja presencialmente, como virtualmente, comprova que a segunda temporada é ansiosamente aguardada: “A intenção é que essa história continue. Sinto que as pessoas ficam surpresas, e empolgadas, quando falamos que a segunda temporada começará com a revanche entre Lúcifer e Sonho. A verdade é que elas mal sabem o que está prestes a acontecer, e simplesmente não estão preparadas para isso”‎

Vale lembrar que a 1ª temporada da série recebeu a aprovação de 86% no Rotten Tomatoes pela crítica especializada, e 84% do público. Além disso, a série levou o prêmio Fresh do website americano, referência internacional em crítica audiovisual.

Se você é novo no Sonhar, leia nosso artigo explicando os conceitos básicos desse universo, e claro, nossa crítica sobre a 1ª temporada da série.

Para você ficar por dentro sobre tudo do mundo nerd e geek, sigo o A Era Nerd no Twitter Instagram!


Mais sobre:




EDOZ - Eduardo Ozorio

Professor de Literatura, redator, locutor e estudante de Jornalismo. Gosta de história, lê HQs desde sempre e nunca deixa os livros de lado.
  • Animes: Ghost in The Shell, Neon Gênesis Evangelion
  • Filmes: Metrópolis, O Poderoso Chefão, Nosferatu, Veludo Azul, Homem Elefante
  • Ouve: Fado, Folk Irlandês, Blues, Flamenco, Choro, Jazz
  • Lê: Gabriel García Márquez, Dostoiévski, Tolkien, Kafka, Joyce, Drummond.
  • HQ: V de Vingança, Watchmen, Maus, Sandman, Hellboy, Hellblazer, The Boys, Sweet Tooth
  • Blog: Eduardo Ozorio