No começo da semana, na segunda-feira (17), uma reunião do governo italiano, que ocorria via Zoom, sobre transparência de dados deu o que falar. Em um dado momento, em vez de mostrar imagens de sua câmera, um dos participantes da chamada exibiu um clipe pornô (não-oficial, obviamente) de Final Fantasy. O vídeo em CG era protagonizado por Tifa Lockhart, uma das principais personagens do jogo.
Conforme publicado pelo Kotaku, o vídeo foi ao ar justamente quando Giorgio Parisi, um dos vencedores do Prêmio Nobel de física do ano passado, estava sendo apresentado. A princípio, Maria Laura Mantovani, que comandava a reunião, continuou falando mesmo após o surgimento do vídeo. Depois, ela percebeu que algo estava errado.
"the what, Naldush?"
— Ducktor Naldush (@FrancescoDonald) January 18, 2022
"The Tifa Lockhart hentai video that was accidentally shown during a ZOOM meeting of the Italian senate yesterday, that's what I said." pic.twitter.com/hBSdNguXki
Na reportagem consta ainda que, além do Facebook -- onde a reunião estava sendo transmitida -- o pornô de Final Fantasy VII teria sido exibido também na Senato TV, da Itália — sim, é como se o mesmo tivesse acontecido aqui no Brasil por meio da TV Senado. Se você achava que canais assim eram entediantes, pense de novo.
Todos os participantes e telespectadores acabaram vendo as cenas do vídeo pornô por aproximadamente 30 segundos. Apesar de removerem as imagens exibidas na tela, o áudio continuou rolando por mais ou menos 15 segundos, quando finalmente a equipe técnica conseguiu tirar o conteúdo da transmissão e a apresentação suspensa. A senadora Maria Laura Mantovani fez uma queixa do acontecimento na polícia e aguarda investigação para punir os culpados.
Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor de filmes valvulado. Jornalista do Norte que invadiu o Sudeste para fazer e escrever filmes.